top of page

7 situações de 2016 provam: estamos em uma ditadura

  • Por Redação
  • 16 de dez. de 2016
  • 2 min de leitura

Nos últimos meses deste ano temos assistido a inúmeras situações onde o Estado tem usado irrestritamente sua força repressiva contra os/as cidadãs que usam o direito de manifestar seja na rua ou em espaços como a escola e universidade. Um governo federal sem votos, ilegítimo não tem a mínima preocupação com a população, nem disfarça sua impopularidade e impõe medidas que massacram 99% da população brasileira como o congelamento/limitação dos serviços públicos e, recentemente, a reforma da previdência que estende a idade mínima para aposentadoria de homens e mulheres que erroneamente passará a ser igual para ambos, aos 65 anos, também determinando que haja 49 anos de contribuição para que se possa aposentar.

Ocorreram diversas manifestações contra estas medidas temerárias. Do norte ao sul do Brasil a população se rebelou e não aceitaram as propostas que tiram recursos dos mais pobres e não retira do rico, dos políticos e do judiciário, que aumentam suas fortunas e salários a cada dia a custa da população. Em contrapartida, o Estado chefiado por Temer que não quer perder privilégios e suas fartas mordomias voltou-se contra os/as manifestantes em diversos momentos que se tornaram cenários de guerra.


Veja a seguir algumas situações onde reivindicar direitos à saúde, educação (e outros direitos) foram tratados como casos de Polícia, mostrando a expansão da repressão típica de ditaduras:


1. Ocupação em Catalão-GO da escola estadual "Instituto de Educação Matilde Margon Vaz" ocorrida em outubro levou dezenas de policiais até a escola. Impediram o advogado de ter acesso aos seus clientes, fizeram diversas ameaças aos estudantes e emitiram tortura psicológica-física ao cortarem a água e energia e o acesso à alimentação na tentativa de obter desocupação imediata. Os policiais a mando do governo tucano agiram desproporcionalmente com prontidão de enormes armas, cacetetes e spray de pimenta (como mostra a foto a baixo) invadindo a escola sem nenhum mandado judicial:




2. PM intimida estudantes em Chapecó-SC com fuzis em suas cabeças:




3. Exército com mais de 100 homens em motos, caminhões e um tanque de guerra blindado cercaram a Escola (Nilo Pereira) ocupada por estudantes no bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife, na tarde desta sexta-feira (16/12/2016):




4. PM invade escola estadual Dona Filomena, em Miracema do Tocantins onde estudantes foram surpreendidos na manhã de 27 de outubro. Vários estudantes foram algemados e presos:



5. Polícia do DF reprime com violência manifestantes no dia 29/11/2016, durante votação no senado do primeiro turno da PEC 55, a chamada PEC da maldade:






6. Durante a votação em segundo turno da PEC 55 a repressão se agravou e alcançou pessoas que transitavam pela rodoviária e até em lanchonetes. A foto a baixo mostra o exato momento onde pessoas que tomavam café receberam gás de pimenta:




7. Em novembro a PM invadiu a escola Florestan Fernandes-SP, conhecida por dar formação à diversos movimentos sociais. A polícia agiu com truculência e abuso de autoridade ao abordar estudantes:




Estes foram alguns exemplos da repressão que a população tem recebido, população que somente possui o grito, bandeiras e vontade de ter melhores condições de vida e são massacradas covardemente pela força policial a mando de governos autoritários, como é o caso deste governo que está em vigência: Governo ilegítimo, antidemocrático que transformou o Brasil em uma ditadura.

 
 
 

Comments


Procurar por Tags
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

Carta Campinas; Carta Capital, Diário do Centro do Mundo;  Caros Amigos; Pragmatismo Político;  Brasil de Fato; Auditoria Cidadã da Dívida; Revista Fórum

Siga nossa página no Facebook: Resistência Popular- Catalão-GO. Link:  

 

https://www.facebook.com/resistenciapopularcatalao/?fref=ts

  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

    Gostou da leitura? Volte sempre!

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page