top of page

O Rap em Catalão-GO: Entre Rimas, Resistência e Histórias

  • Por Redação
  • 19 de dez. de 2016
  • 6 min de leitura

Catalão, situada na região sudeste de Goiás tem, dentre suas características, um enorme contigente de pessoas em situação de vulnerabilidade sócio-econômica, pessoas marginalizadas, trabalhadores e trabalhadoras que servem de mão de obra barata para montadoras automobilísticas multinacionais e mineradoras. Cidade que possui também característica de não ter espaços apropriados para expressão juvenil, os poucos espaços que se tem estão localizados em locais centrais, não abrangendo as periferias da cidade. Não há espaços que deem conta da quantidade de jovens que temos para que se expressem através da arte ou que seja um espaço gratuito de entretenimento e conhecimento. De forma contrária temos na cidade um aumento no número de jovens mortos e uma politica de segurança genocida com a população negra e empobrecida.


Diante da negação de espaços e de ofertas de atividades por parte da prefeitura vários jovens resolveram criar um próprio espaço para expressão artística, surgindo assim as "Batalhas de Rap", iniciadas à aproximadamente seis meses na cidade acontecem em praças como a Praça Universitária e Getúlio Vargas e tem como principais objetivos a expressão de conhecimento ao tratar de temas diversos, muitas vezes de cunho social, expressão de suas histórias de vida, diversão e transformações de outras histórias de vida, como afirmam vários rappers.



Muitos rappers já cantam e curtem o rit a muito tempo, outros estão começando neste ano. Dentre os rappers que participam das batalhas destacamos alguns para publicizar suas histórias com o Rap e suas identidades:


"Meu nome e Alex Gonçalves Garcias, vulgo Alex GG tenho 23 anos, sou de Ipatinga - MG, atualmente em catalão - GO. Man eu canto, componho, produzo minhas faixas, cê bota fé?, quando eu comecei, eu comecei através do break dance, aquela parada da dança de rua, ai com uma coisa liga a outra, ta ligado? na minha cidade tem muitas influência, sempre treinava a dança, a gente brincava de rimar, ai com o passar o tempo, eu fui vendo que o melhor pra mim, o melhor que sabia fazer, era a rima, escrever, cantar, ai como eu tava muito envolvido com o movimento Hip Hop eu nao queria deixar de lado, e não tava muito animado em dançar mais, ai eu preferir ir para o rap, e eu vi que o rap era a área que eu me dava mais bem, ai eu fui para o rap. em 2009 mais ou menos. (...) eu pretendo passar, e oque eu to vivendo, pra fazer uma parada mais de sentimento mesmo man,o sentido de escrever (...) meu objetivo maior no rap, e fazer meu som chegar no maior numero de pessoas possíveis, tentar passar a mensagem para o maior numero de pessoas possíveis, e oque eu espero,minha vontade também, e que alguém chegue em mim e fala, sua ideia influenciou muito na minha vida, por que sua musica, eu tava querendo fazer uma coisa errada, e através da sua musica, eu mudei minha opinião, eu deixei de fazer uma coisa que ia estragar minha vida, tipo assim, ta ligado."


"Meu nome é Hiago Fernandes Rita , vulgo 'Hiaguin" , tenho 20 anos natural de Catalão - Go continuo morando na minha cidade sou Mc do grupo Chronic Rap , artisticamente eu componho e canto , comecei no rap nesse ano de 2016 quando em janeiro colei em um role de trance na Bahia fiquei 17 dias de rolê ai na volta passamos em Goiânia ai colei num evento que tava rolando Start , Rael da Rima e Maneva , vi os cara encima do palco me imaginei lá , já gostava de rap já tinha influencias no rap mais ali foi aonde comecei a sonhar com ele pra min, ai chegando em casa eu já tinha em mente que ia fazer uma musica sempre tive o dom de rimar juntei as experiências vividas e escrevi minha primeira letra que se chama “ Bom Role “meu amigo Carlão fez a base no violão pra min ai começamos a tocar (...) ficou eu o Carlão e o Thierry , fomos pra caminhada (...) eu juntamente com o Thierry achamos que era necessária com um projeto visado pro youtube chegamos com a nossa primeira faixa “ Legalize ‘’ que em 5 dias bateu 7 mil , pra quem está começando é uma motivação boa , depois lançamos ‘’ Dia de Role’’ bateu os 10 mil fiquei muito satisfeito , tamo em busca agora de lançar algo muito foda pra rua pra mostrar nossa evolução nos aguardem tem novidade vindo por aee (...) geralmente nas minhas letras falo muito de boa malandragem que é saber viver de humildade de respeito porque ninguém é igual , e pra gente viver na paz tem que ter respeito , preconceito e um tema que falamos muito (...)."


"Meu nome é Luhan Ferreira, mais conhecido como StrickTenho 17 anos sou daqui mesmo de catalão, eu sou compositor e cantor, ou a gente pelo menos tenta. Po mano comecei no rap por causa de uns amigos de Mg tlg? fui dar um role e conheci eles, e que eu canto vai fazer 3 anos, ai de la pra cá eu tô na correria, organizo uma batalha que tem no centro, colo em outra que tem no setor e assim vai indo, nas minhas músicas eu tento não falar apologia e também tento não ficar preso emum só estilo, tipo, não falo só a realidade, não falo so love song, vou fazendo coisa de momento certo? O que eu tento passar é coisa de momento, falo a realidade que eu vivo, não me prendo em outras coisas A maior dificuldade que eu passo é não poder levar a minha ideia pros mano tlg? eu não sou a favor da apologia, mas também não sou contra o mano mandar a ideia dele, o que ele vive, o que ele passa, minhas letras são mais coisa de momento certo, e o meu maior objetivo pessoal e no rap, é poder da uma casa pra minha coroa tlg, poder crescer fazendo o que eu gosto e o que eu quero. Tem ate um som meu, é assim 'Ó so que treta, pra variar ta só eu o meu whisky o caderno e a caneta, meu único companheiro de verdade, antes de falar merda faz metade, do money quero minha parte, fraga o meu free o que minha mãe não me ensinou na rua eu aprendi'!


"Salve salve meu nome é Pablo Vitor vulgo Mc PacifistaTenho 19 anos eu sou de Uberlândia-MG é vim pra Catalão com 6 Anos de idade então resumindo fui criado aqui eu sou cantor e compositor eu e meu amigo lucas vulgo Mc lumaik, nois trocava sempre ideia sobre o rap aí surgiu a ideia de grava isso foi em 2006 como grupo Origem Do Guetto mais nos não tinha condição porque pra grava uma música em Studio é caro, mais eu fui metendo o nariz e aprendi a Grava meu próprio som então daí nos começou a grava é como eu conheço a dificuldade pra grava então eu resolvi cobra o mais barato possível pra ajuda todos os mcs que tem essa dificuldade.Mano eu apoio nas minhas música realidade,justiça,paz,amor e protesto tudo que eu falo nas minhas letra e verdade até porque eu sigo a frases " quem cantou e não viveu o rap vai cobra" eu tento alerta as pessoas sobre o mau que tá acabando com todas as famílias a minha dificuldade e a mesma dos mcs que você entrevistou que é fazer com que a música chega em todos,eu também não vou só focar completamente só na realidade vou fazer música romântica porque Vida Loka também ama (...) quero deixar uma mensagem: Mano não importa as dificuldades ou as criticas se é seu sonho mano então vai enfrente e mostra que você é um espirito independente e vença porque o vento não derruba que já nasceu com coragem."


"Meu nome é Daniel, tenho 19 anos, sou natural do Pará, atualmente sou estudante de Engenharia de Minas na UFG-Catalão. Comecei a me envolver com o rap 4 anos atrás, no início só escutava, quando vim pra catalão que comecei a escrever e improvisar. Eu sou mó novo rap. Comparado a outros manos. Nas minhas letras não falo nada além do que já vivi e vivo, falo de decisões, caminhos, problemas, situações, frustações, sociedade, preconceito, e falo de Deus tbm! Deus acima de tudo é amor, se você não tem amor "tiu" se não tem nada não tiozão, viva o amor! Tudo referente a essas coisas! Minhas rimas faço a parti do que EU SOU, na mais do que a minha realidade. Dificuldade ultimamente é fazer crescer a cultura Hip-Hop aqui em catalão, pensa num bagulho difícil, não temos um público grande é fixo, tem dia que da mais de 40 pessoa na batalha sem contar os MCs, tem dia que dar 8 sendo que 4 são MCs, mas a gente continua crendo que não só a batalha de Mcs vai crescer mais sim o Hip-Hop em geral! Tenho que acreditar! Meu objetivo é a mesma que a maioria dos Mcs, que meu som faça quem o escute a pensar, a tirar daquelas rimas algo que seja bom. Deixa uma rima do som que será lançando: A vida aqui nunca foi fácil, admitir ao fim da tarde, Que no Play valia pena quando nível tava hard."

*Fotos: Pág. do facebook: "Catalão Invisível"



 
 
 

Comments


Procurar por Tags
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

Carta Campinas; Carta Capital, Diário do Centro do Mundo;  Caros Amigos; Pragmatismo Político;  Brasil de Fato; Auditoria Cidadã da Dívida; Revista Fórum

Siga nossa página no Facebook: Resistência Popular- Catalão-GO. Link:  

 

https://www.facebook.com/resistenciapopularcatalao/?fref=ts

  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

    Gostou da leitura? Volte sempre!

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page